Site da Funai - 16/10/2003
O Ministério da Justiça informa que a portaria no 1.487 contribui para consolidar a área de 14 milhões de hectares do território Kayapó, composto pelas áreas indígenas Baú, Badjonkore, Las Casas, Kayapó, Makragnotire, Panará e Capoto-Jarina. A iniciativa de reformulação da área foi dos Kayapó, que tinham como objetivos principais o estabelecimento da fronteira do território e a proteção do rio Curuá.
A consolidação da área resultou de um acordo entre líderes Kayapó, fazendeiros e trabalhadores rurais e a prefeitura de Novo Progresso. O Kaiapó Megaron Txukarramãe, que é administrador da Funai em Colíder/MT, foi mediador da reunião e, após encontro com os líderes da terra indígena Baú, afirmou que a consolidação foi uma decisão coletiva. A Terra Indígena Baú ocupa uma área de 1,54 milhão de hectares o que, segundo as lideranças, atende às suas necessidades.
PIB:Sudeste do Pará
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Baú
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.