DEPOIS DE OITO MESES O INQUÉRITO SOBRE A MORTE DO CACIQUE GUARANI-KAIOWÁ, MARCOS VERON, FOI CONCLUÍDO

Cimi-Brasília-DF - 25/09/2003
O inquérito sobre o assassinato do cacique Marcos Veron, do povo Guarani- Kaiowá, 72 anos, foi concluído depois de oito meses de apurações. Quatorze pessoas foram presas e 27 foram indiciadas. O cacique foi espancado até à morte no dia 13 de janeiro em Juti, Mato Grosso do Sul, a 280 quilômetros de Campo Grande. Veron foi assassinado após ter liderado cem índios em uma retomada da posse da terra indígena Taquara.

Durante as investigações foram ouvidas 106 pessoas e realizados 12 reconhecimentos, seis perícias e um pedido de busca e apreensão, além de prisões. Os envolvidos foram indiciados em vários crimes, entre os quais tentativa de homicídio, lesão corporal, tortura, seqüestro, fornecimento de arma de fogo e homicídio qualificado.

O inquérito será analisado pelo Ministério Público Federal que deverá oferecer uma ação penal contra os responsáveis pela morte do cacique.
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Taquara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.