Projeto visa resgatar a cultura alimentar e qualificar a merenda escolar dos indígenas

Unijuí - https://www.unijui.edu.br/ - 23/11/2010
Curso de Nutrição desenvolve projeto de extensão em escolas das Terras Indígenas de Guarita e Inhacorá

O resgate da cultura alimentar tradicional indígena, com vistas à inclusão e à manutenção destes alimentos na merenda escolar é o objetivo principal de um projeto de extensão desenvolvido pelo Curso de Nutrição da UNIJUÍ nas Terras Indígenas da Guarita e Inhacorá, nos municípios de Tenente Portela e São Valério.

O Projeto "Ações para implementação de segurança alimentar em escolas indígenas Kaingangs do Norte do Estado do Rio Grande do Sul" vem sendo desenvolvido por um grupo de docentes e acadêmicos bolsistas do Curso de Nutrição, além de um profissional nutricionista kaingang.

Segundo a professora Maristela Borin Busnello, uma das docentes envolvidas, o projeto de extensão tem como mote de trabalho a compreensão de que o alimento, sua forma de preparação e consumo expressam a cultura de um povo. "Este é um dos sentidos presentes neste resgate da cultura alimentar tradicional indígena". O objetivo principal é que estes alimentos façam parte do cardápio nas escolas indígenas.

As ações do projeto estão embasadas em estudo desenvolvido em 2008 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nas escolas indígenas gaúchas. Dentre os resultados do estudo, observou-se a necessidade de fortalecer a infraestrutura dos serviços e a qualificação dos profissionais, bem como a participação da comunidade na gestão da alimentação escolar. O estudo apontou, ainda, a pouca diversidade de grupos alimentares nas preparações ofertadas.

Deste estudo surgiu a proposta de intervenção, por meio de parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), UFRGS (Centro Colaborador em Alimentação Escolar/CECANE) e FIDENE/UNIJUÍ, sustentada em três eixos de trabalho: o resgate das práticas alimentares tradicionais; a capacitação das equipes envolvidas com a alimentação escolar; e o desenvolvimento de ações para implementação da segurança alimentar no ambiente escolar indígena.

O projeto desenvolvido pelo Curso de Nutrição propõe o desenvolvimento de ações referentes ao resgate de práticas alimentares tradicionais da comunidade kaingang, identificando preparações a serem incluídas na alimentação escolar. Segundo Maristela, busca-se, com isso, conhecer a produção local de alimentos e preparações com possibilidade de inclusão na alimentação escolar.

Neste sentido, uma ação prática foi desenvolvida recentemente pelo grupo coordenador, que participou de eventos realizados no dia 11 de novembro, na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Coronel Geraldino Mineiro de Mato Queimado, na Terra Indígena da Guarita. O grupo acompanhou as programações da Feira de Alimentos Tradicionais, Feira de Artesanato e a inauguração da Sala de Informática da escola, ocasião em que puderam degustar alimentos tradicionais, interagir com a cultura indígena e observar o trabalho de resgate e preservação de alimentos tradicionais e outros produtos que são colhidos uma vez ao ano, como a mandioca brava, o caraguatá e o coco.

Equipe de trabalho:
Professoras do Curso de Nutrição: Karina Rios, Ligia Franz, Maristela Busnello e Tania Bellé
Nutricionista: Marcos Ribeiro
Psicóloga: Liamara Denise Ubessi
Alunos bolsistas: Aline Bernard, Caroline Espich, Débora Rospide Guisleni e Delis Cristina Markus

https://www.unijui.edu.br/content/view/8600/1141/lang,iso-8859-1/
PIB:Sul

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