Seis pessoas são presas em operação contra desmatamento em terra indígena

Expresso MT - http://www.expressomt.com.br/ - 23/11/2010
Durante a operação, tratores usados na derrubada de árvores foram apreendidos

Policiais federais em conjunto com policiais da Força Nacional de Segurança Pública e fiscais do Ibama prenderam seis pessoas durante a Operação Fazenda Brasil 2. A operação teve como objetivo prender pessoas e apreender bens utilizados no desmatamento e retirada ilegal de madeira do interior da reserva indígena Irantxe-Manochi, localizada no município de Brasnorte (580 quilômetros de Cuiabá).

As seis pessoas foram presas em flagrante por crimes ambientais, formação de quadrilha e furto de bens da União. Além disso, foram apreendidos quatro tratores utilizados na derrubada das árvores, seis motoserras, diversos machados, uma espingarda, um caminhão e seis motocicletas utilizadas pelos infratores para rápidos deslocamentos no interior das terras indígenas. As prisões e apreensões aconteceram nos dias 18 e 19, mas só foram divulgadas hoje.

De acordo com a Polícia Federal, a Funai e o líder da etnia Irantxe colaboraram com a operação. A partir de agora, as investigações continuarão com o objetivo de identificar e responsabilizar os "patrões", responsáveis pela contratação da mão-de-obra utilizada no desmatamento da região e, posteriormente, os destinatários da madeira retirada ilegalmente da reserva indígena.

O nome Fazenda Brasil se refere à forma como os madeireiros denominam as terras de onde extraem madeira ilegalmente, considerando-as fazendas do Brasil.


http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=103940&codDep=3
Amazônia:Desmatamento

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Irantxe
  • TI Manoki
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.