Parcerias fortalecem oficina em Minas

Funasa - www.funasa.gov.br - 17/09/2010
A Oficina de Educação em Saúde e Mobilização Social que está sendo realizada nesta semana em Bertópolis/MG, para o povo indígena Maxakali, foi fortalecida por meio de parcerias entre a Coordenação Regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG), Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo (Dsei/MG/ES) e do Polo-Base Machacalis/MG, Fundação Nacional do Índio (Funai), Prefeitura Municipal de Bertopólis-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Igreja Pastoral da Criança

Quem sintetiza essas informações é o chefe do Polo-Base de Machacalis/MG, Jorge Luiz Nunez de Freitas. Segundo ele, o grande sucesso da oficina é "pelo fato de a Funasa estabelecer parcerias entre todas as esferas do governo para conseguir romper as barreiras e desafios existentes no cumprimento de sua missão, em especial no tocante da saúde indígena", enfatizou Jorge. "Com essas idéias de desenvolvimento na saúde indígena, com certeza teremos um futuro promissor. Esperamos mais melhorias de vida para nossos indígenas e melhor consciência social", destacou o prefeito de Bertopólis/MG, Lauro Alves Jardim (Lozão), acrescentando que a oficina trará mais saúde e mais educação.

Servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais participaram das atividades. Para a analista do Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni/MG, Cristina Ganesh, esta oficina foi muito importante por proporcionar maior acesso da comunidade maxakali às informações referentes aquilo que lhes garantirá mais saúde e bem estar. "A capacitação envolvendo crianças foi um importante instrumento para construção de um futuro mais saudável nesta comunidade. É levando informações e ouvindo as comunidades que as políticas públicas tornam-se, de fato, efetivas e eficazes", completou a educadora.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=642
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Maxakali
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.