Juiz realiza encontro em comunidade indígena

Tribunal Regional Eleitoral MT - http://www.tre-mt.gov.br/ - 06/09/2010
O Juiz da 56ª Zona Eleitoral, Francisco Gayva, reuniu caciques, professores, membros de organizações não governamentais e representantes da Funai na Aldeia Indígena Barranco Vermelho, situada a 145 km de Brasnorte, município sede do Cartório Eleitoral, para tratar das Eleições 2010. Na aldeia está instalada a seção eleitoral que receberá os votos dos índios da etnia Rikbatksa, que vivem distribuídos em mais de trinta e duas aldeias.

Na reunião, realizada no dia 3 de setembro, o juiz discorreu sobre os problemas já enfrentados em eleições anteriores, como o transporte dos eleitores, que em sua maioria necessita de embarcações para chegar até o local de votação.

O juiz também alertou sobre a necessidade de apresentação do documento de identificação com foto, juntamente com o título eleitoral. 'A comunidade indígena nem sempre possui documentos com foto, por isso estamos alertando a todos para a nova exigência legal", ressaltou o magistrado.

Na ocasião, também foram abordados temas como a responsabilidade do voto consciente e a importância do voto para determinação das políticas públicas. O juiz também repassou detalhes sobre a lei da Ficha Limpa, ressaltando a importância do voto como fator de eliminação dos maus políticos da vida pública.

Participaram da reunião a promotora eleitoral Enaile Nunes da Silva e o chefe de Cartório, Flávio Soares Ribeiro.

http://www.tre-mt.gov.br/news/leia.aspx?id=7857
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Erikpatsa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.