O prazo determinado pela Justiça para que Estado e município tomassem providências para aumentar a eficácia no combate ao fogo terminou ontem. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso é o estado campeão de queimadas em todo o país este ano, com mais de 70 mil focos de calor apontados por todos os satélites monitorados.
Dentre as ações determinadas pela Justiça estão a contratação e o treinamento de brigadistas para atuarem no Quadrante, projeto da prefeitura de Cuiabá cujo objetivo é auxiliar no combate ao fogo. Outra medida é a contratação de cinco caminhões-pipa também para o projeto.
De acordo com o procurador-geral do município, Fernando Biral, a prefeitura cumpriu as determinações da Justiça dentro do prazo estabelecido. "Protocolamos ontem uma petição apresentando os documentos que comprovam que a liminar foi atendida dentro do prazo estabelecido", informou.
Ainda segundo Biral, a contratação dos brigadistas para atuarem no Quadrante foi feita em meados de julho e o treinamento começou no mesmo mês. "Ou seja, a prefeitura já estava fazendo a parte dela antes mesmo da ação. Faltava apenas terminar o treinamento, o que aconteceu esta semana", acrescentou.
Em relação aos caminhões-pipa, de responsabilidade do governo estadual, nem a prefeitura e nem o Corpo de Bombeiros souberam informar ao certo quando serão contratados para o suporte na luta contra o fogo.
COMBATE - O Centro Nacional de Prevenção aos Incêndios Florestais em Mato Grosso (PrevFogo) e a Defesa Civil realizam reuniões diárias para avaliar a situação do Estado. Um dos locais que têm gerado preocupação é a Terra Indígena Urubu Branco, no norte do Estado, que está em chamas há uma semana. Três viaturas do PrevFogo e 17 homens estão no local desde ontem para tentar controlar o fogo. O Ibama ainda não sabe a dimensão da área afetada.
Em relação a incêndios em áreas de conservação, o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Maia, afirmou ontem que espera que o Estado contrate ainda esta semana mais 126 brigadistas, sendo 42 para atuar na região de Cuiabá. "Se tudo der certo, eles estarão prontos para atuar no máximo até o dia 5 de setembro", disse. (CH)
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=377817
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Urubu Branco
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.