Estado tem 60 dias para instalar escola indígena em São Valério do Sul

Zero Hora - http://zerohora.clicrbs.com.br - 07/08/2010
Prédios estão concluídos desde 2004 mas nunca foram utilizados

O governo do Estado tem 60 dias para colocar em funcionamento a Escola de Formação de Professores Indígenas Kaigang Bilíngues, na Terra Indígena Inhacorá, em São Valério do Sul, no Noroeste.

A decisão é da Justiça Federal em Santo Ângelo, que acatou pedido do Ministério Público Federal. A escola foi concluída em 2004 e nunca entrou em funcionamento. Os móveis e outros equipamentos adquiridos estão guardados em uma igreja da comunidade.

O juiz federal substituto, Lademiro Dors Filho, considerou que o Estado deve agir de forma eficiente, para evitar o desperdício de verbas públicas. Além de viabilizar o funcionamento da instituição, o governo deverá apresentar um cronograma de cursos que atendam as necessidades da comunidade indígena.

Segundo a coordenadora da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janete Inês Vivian, o edital de licitação para a reforma dos três prédios, orçada em cerca de R$ 84 mil, foi aberto ontem, e encontra-se na Coordenadoria Regional de Obras de Três Passos. Na próxima sexta-feira deve ser conhecida a empresa que irá realizar as obras.

- Paralelo a isso estaremos discutindo um cronograma de cursos, junto com a prefeitura de São Valério do Sul, a Funai e as lideranças indígenas da reserva - explica Janete.

A comunidade chama o local de "elefante branco", pelo problema que se tornou. Construído distante da aldeia, o local é de difícil acesso e é necessário um desvio de 8km por fora da terra indígena para chegar aos prédios.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2998171.xml
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Inhacorá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.