Escola indígena que deveria formar professores está abandonada desde 2004

Diário Gaúcho - http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/diario-gaucho - 23/07/2010
Três prédios na Terra Indígena de Inhacorá, em São Valério do Sul, estão concluídos, mas nunca foram usados

O que deveria ser uma escola estadual de formação de professores indígenas bilíngues é hoje o retrato do abandono. Desde 2004, os três prédios na Terra Indígena de Inhacorá, em São Valério do Sul, estão concluídos, mas nunca foram usados.

Os fios da rede elétrica foram furtados, assim como bebedouros, e a água foi cortada. Nem mesmo os portões instalados no local foram capazes de impedir a depredação.

Para pressionar a Secretaria Estadual da Educação (SEC) a reformar os prédios e ativar a Escola de Formação de Professores Indígenas Kaingang Bilíngues, o Ministério Público Federal em Santo Ângelo ajuizou uma ação civil pública. O MPF pede também planejamento e apresentação de um novo cronograma de cursos.

Segundo a SEC, um projeto para a liberação de R$ 87 mil aguarda aval da Fazenda, para que a reforma geral dos três prédios possa ser iniciada.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Inhacorá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.