A partir desta segunda-feira Sema intensifica operações de fiscalização de Queimadas

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 13/06/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) lança nesta segunda-feira (14.06), às 9 horas, uma serie de fiscalizações intensivas em regiões que mais apresentaram focos de calor no estado este ano. As equipes, compostas por fiscais da Sema, policiais do Batalhão Ambiental, bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar e homens da Defesa Civil com apoio do helicópetero do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão se reunir no Casarão, do Parque Estadual Mãe Bonifácia antes de partir para as regiões do Araguaia, Norte e Noroeste do Estado. Até o final do período proibitivo para queimadas, as equipes irão se revesar em fiscalizações ininterruptas.

As três primeiras regiões foram definidas a partir das informações obtidas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nelas estão localizadas os municípios que mais apresentaram focos de calor este ano.

As operações de fiscalização de forma intensiva tem por objetivo reduzir o número de focos de calor nas regiões mais críticas. Além do combate direto aos focos de calor, as equipes vão checar os pontos detectados pelos satélites do Inpe e levar orientações a população.

FOCOS DE CALOR

De acordo com dados do INPE em 2008 Mato Grosso apresentou 83.733 focos de calor. No ano passado, em consequência das ações implementadas pelo governo de prevenção, preparação e resposta rápida de combate aos incêndios florestais, o número de focos de calor apresentou uma redução de 58,00%, o que representou uma redução de 49.402 focos de calor em 2009, ano em que os satélites detectaram 34.331 focos no Estado.

Para orientar as ações que já estão sendo desenvolvidas pelo Estado, o Plano de Ações para Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais prevê uma serie de ações de educação ambiental, capacitação, monitoramento, fiscalização e responsabilização. O plano abrange os 141 municípios mato-grossense e, em especial, as Unidades de Conservação Estadual e seus entornos.

De acordo com informações do Inpe dos últimos dias o maior número de focos de calor tem sido registrado nos municípios de Santa Carmem, em razão do grande número de assentamentos, Tangará da Serra, em função dos focos observados em terras indígenas, Querência, Tapurah e São Félix do Araguaia. O maior número de focos de calor registrados pelos satélites do Inpe estão localizados em áreas de assentamento e terras indígenas.


SERVIÇO:
LANÇAMENTO DA OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE QUEIMADAS

DATA: 14.06
HORARIO: 9 horas
LOCAL: Casarão do Parque Estadual Mãe Bonifácia


http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraManchete.aspx?cod=2627
Florestas:Queimadas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  • TI Estivadinho
  • TI Figueiras
  • TI Pareci
  • TI Rio Formoso
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.