A deputada Marilia Pinto (PSB) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na última quinta-feira para mostrar sua indignação com o atual governo. As críticas foram direcionadas para a área da saúde. A parlamentar considera a pasta como 'a mais problemática' do Estado e 'com falhas absurdas'.
Marilia rebateu as críticas da base aliada quando esta afirma que a oposição 'trabalha com denuncismo'. "Trabalhamos de forma ponderada e justa", revelou. A deputada admitiu ter abandonado o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para pontuar seu ponto de vista 'muitas vezes divergentes' da sigla.
A parlamentar afirmou ainda que visitou a Escola Estadual Presidente Nilo Peçanha, localizada na comunidade indígena de Vista Alegre e se 'assustou' com a realidade da escola. Segundo ela, são 242 alunos em um espaço físico 'de fazer vergonha' e seguiu dizendo que falta 'o básico' para o bom funcionamento da educação naquele local.
"A escola não tem água, luz e o gerador de energia está quebrado", denunciou. A deputada registrou as denúncias e por meio de fotos pode mostrar a real situação da escola.
Ainda de acordo com a deputada, 79 alunos ainda não possuem fardamento, o que dificulta e 'atrapalha' o processo educacional. "Estudar sem farda é complicado e o pior é que os pais destes estudantes ainda fizeram uma cota para compra de material", reclamou. Até mesmo a questão higiênica foi flagrada pela parlamentar. "As dependências da escola são fétidas e os ratos tomam conta dos telhados", afirmou.
Marilia classificou o fato como um 'desequilíbrio' do Estado e que algo deve ser feito com 'urgência'. "Desenvolvimento pela metade não é desenvolvimento", disse a parlamentar.
Disse também que na última quarta-feira (07) os exames da Policlínica Cosme e Silva 'simplesmente' não estavam sendo feitos, sem nenhuma explicação. Afirmou mais uma vez que existe apenas um aparelho de raio X funcionando no Hospital Coronel Mota. "Isto é um descaso com a vida das pessoas", ressaltou.
Para encerrar o discurso Marilia disse estar 'estarrecida' com o pronunciamento do Secretário de Saúde, Rodolfo Pereira em um programa de TV local, onde condenou a população por reclamar das filas do Pronto Socorro Francisco Elesbão. "Rodolfo disse que as pessoas não se irritam em enfrentar fila para um show, mas reclamam quando enfrentam em uma fila de hospital. Isto é um absurdo", finalizou.
Apartes
O deputado Erci de Moraes (PPS) afirmou que a essência da democracia tem apenas duas faces. "A oposição e a situação. Nós como situação devemos defender o governo e tornar público as obras positivas do governo", explicou. Disse ainda que reconhece as deficiências, mas mostra 'os acertos' sem se envolver em polêmicas.
O parlamentar Ivo Som (PTN) afirmou que respeita o papel da oposição, mas deixou claro que 'em meio a tantas denúncias' existe 'o lado bom das coisas'. A deputada tirou essas fotos mostrando as carências dessa escola, mas deixa de ver as coisas boas que ela tem", rebateu.
http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=83909
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI São Marcos
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.