Aldeia Jaguapiré organiza recepção especial para equipe do Ava Marandu

Pontão de Cultura Guaicuru - http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/ - 25/03/2010
A população da aldeia Jaguapiré, em Tacuru (MS), preparou uma recepção especial para equipe do Ava Marandu no domingo passado (21/03). A recepção foi organizada para receber a oficina de cinema ministrada por Joel Pizzini e seu assistente Maurício Copetti.

Durante a recepção foram apresentados vídeos produzidos por jovens indígenas. Em seguida foi feita a apresentação dos ministrantes, dos realizadores do projeto Ava Marandu e dos professores e lideranças da aldeia Tacuru.

De acordo com um dos participantes da oficina, o jovem Sabrino, essa é uma boa oportunidade para trocar informação, pois a aldeia já possui uma câmera. "Às vezes a gente reúne um grupo para filmar algumas coisas da aldeia. A gente gosta de se ver, por isso, muitas vezes filmamos e passamos os vídeos aqui na escola. Essa atividade só vem pra ajudar nisso".

O grande desejo da população da aldeia é o de recriar para o cinema a história da retomada das terras tradicionais da Jaguapiré. Durante a oficina, juntamente com Joel Pizzini e Maurício Copetti, eles têm como desafio produzir um documentário do processo de como chegaram a essa idéia. A oficina vai até o dia 26 de março e conta com mais de 20 participantes.

http://www.pontaodeculturaguaicuru.org.br/avamarandu/noticia.php?not_id=34

PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaguapiré
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.