CNBB vem a MS e cobra pressa na demarcação de terras

Campo Grande News - http://www.campogrande.news.com.br/ - 23/03/2010
Após visita às aldeias indígenas em Mato Grosso do Sul, o secretário geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Dimas Lara Barbosa, cobrou agilidade do governo federal na demarcação de terras.

"É uma situação desumana o que vimos neste acampamento. Temos que tomar medidas concretas o mais rápido possível", afirmou o bispo após visita ao acampamento Laranjeira Ñanderu, em Rio Brilhante.

O bispo também ouviu relatos dos pais e da esposa de Rolindo Vera, que está desaparecido desde 31 de outubro, após conflito com seguranças da fazenda São Luís, localizada a 50 km da aldeia Pirajuí e a 15 km de Paranhos.

No mesmo dia, também desapareceu Genivaldo Vera, cujo corpo foi localizado no dia 7 de novembro. "A CNBB já enviou carta ao Lula pedindo agilidade nestas demarcações", reforçou.

O representante da CNBB veio ao Estado nos dias 19 e 20 de março. Na ocasião, também estavam presentes o bispo do Xingu e presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), dom Erwin Krautler, e o procurador do Ministério Público Federal, Marco Antônio Delfino Neto.

Em dezembro de 2009, a igreja católica do Estado já havia se manifestado de forma mais enfática sobre a situação de miséria dos índios. Em nota, a Conferência Episcopal do Mato Grosso do Sul, formada por todos os bispos, fez duras críticas ao poder público e aos produtores rurais.

A demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul é uma questão polêmica, que envolve assassinatos, batalhas na justiça e troca de acusações entre índios e produtores rurais.

Em 2008, a Funai (Fundação Nacional do Índio) determinou a realização de estudos antropológicos para a demarcação de terras na região Sul do Estado. O processo de vistoria esbarrou na oposição do governo do Estado, prefeitos e fazendeiros.

No início do mês, produtores rurais do Estado ofereceram 57.725 hectares para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comprar e destinar para os índios.

http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=286655
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Laranjeira Ñanderu (Brilhantepeguá)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.