Área Indígena em estudo será trasformada em Unidade de Conservação no RS

A Cor da Terra - http://migre.me/pchF - 16/03/2010
Área em estudo para identificação como Terra Indígena pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) seguindo a Constituição Federal no Artigo 231 e o Decreto Presidencial 1.775/96 será transformada em Unidade de Conservação por grupo chileno de exploração de áreas com irrigação para plantio de eucalípto.

O Povo Indígena Guarani espera há meses o término do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Ponta da Formiga. Os Guarani foram expropriados de suas áreas tradicionais ao longo dos 500 anos de história do Brasil, e hoje vivem em beiras de estradas como a BR 116 esperando a demarcação do que restou de suas áreas tradicionais que ainda não são cidades, rodovias, fazendas, nem Unidades de Conservação.

Em Barra do Ribeiro, RS, a Ponta da Formiga é estudada pelo Grupo Técnico para realizar estudos necessários à identificação e delimitação da Terra Indígena Ponta da Formiga, nomeado pela Portaria da FUNAI No 874, de 31 de julho de 2008.

Esta área contém vários sítios arqueológicos e ocupações dos séculos XVI e XVII pelo povo Guarani que agora busca reocupá-la tradicionalmente, seguindo a CF 231. A mesma área foi devastada pela plantação de eucalípto pela empresa Aracruz Celulose, que sofreu ataque de membros do Movimento anti monocultura em 2006 que denunciaram os malefíceos do eucalípto. A Aracruz vendeu a empresa de Barra do Ribeiro para o Grupo Votorantim que o revendeu para a empresa chilena CPMC (Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones). Esta é uma fusão das empresas produtoras de papel Ebbinghaus, Haensel & Cia., e a Comunidad Fábrica de Cartón Maipú.

Dos 10,6 mil hectares da Fazenda Barba Negra, em Barra do Ribeiro, 2,4 mil hectares de vegetação nativa serão transformados em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pela governadora Yeda Crusius, a pedido da empresa chilena. Nos demais 8,2 mil hectares, ao que tudo indica, continuará a plantação de eucalípto sem nenhum interesse de recomposição da mata nativa.

O interesse dos Guarani, sempre declarado em reuniões sobre as demarcações das áreas no RS, é de preservação da pouca Mata Atlântica que resta no estado, e junto de parceiros como FUNAI e ICMBio, SEMA, ONGs e Universidades, repovoar as área degradadas que forem demarcadas com plantas nativas há milênios cultivadas por este povo.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ponta da Formiga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.