O município de Pacaraima está sofrendo racionamento de água há mais de duas semanas e a situação pode piorar
O igarapé do Samã fica dentro da reserva São Marcos e por isso os moradores de Pacaraima tem acesso proibido
Os moradores de Pacaraima correm o risco de ficar sem água tratada porque a Ong São Marcos impediu que carros -pipa retire água do igarapé Samã, localizado próximo à sede do município.
Ontem, uma equipe da Caer, coordenada pelo presidente, Edmir Cordeiro, estiveram no município, para uma reunião com o prefeito, Hiperion Oliveira, que neste período de estiagem, já vem tomando algumas providencias alternativas como a retirada de água deste igarapé.
O presidente da Companhia de Água e Esgotos de Roraima Edmir Cordeiro esclareceu que devido o período de estiagem a barragem de captação da CAER não consegue atender a demanda, o que está obrigando o racionar o fornecimento em determinada hora por dia.
A CAER já perfurou poços, mesmo assim não foi possível atender aos cerca de 5.500 pessoas, além disso enviou um caminhão pipa, com capacidade para 8 mil litros de água. Ele contou que os funcionários da companhia deveriam retirar água do igarapé Samã que fica cerca de cinco quilômetros do município, na BR-174, como sempre foi é feito todos os anos, sem nenhum problema, mas foram proibidos pela Ong São Marcos, que atua na região.
Funcionários ameaçados
Os funcionários da Companhia foram ameaçados e se não saíssem do local, os representantes da Ong iriam prender o caminhão pipa.
"Na verdade não foram os índios que impediram foi a Ong, mas de uma forma ou de outra, tem vínculo com os índios da região" esclareceu o prefeito Hiperion Oliveira.
Diante da situação, a Caer enviou ofício a Fundação Nacional do Índio- Funai, para liberar o acesso ao local, mas teve o pedido negado pelos administradores da Funai.
Diante dos problemas a CAER e a Prefeitura de Pacaraima tentaram buscar água em Santa Elena na Venezuela, mas não conseguiram devido ao mesmo problema na cidade vizinha.
Diante da situação, a única solução encontrada pela Prefeitura de Pacaraima, e entrar com uma Medida Cautelar, para conseguir retirar água do igarapé.
"Então nós estamos entrando na justiça para garantir o abastecimento de água no nosso município" declarou o prefeito de Pacaraima, Hiperion Oliveira.
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI São Marcos
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.