Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR - 25/01/2003
Imagens da TV Roraima mostram cerca que motivou novo conflito em Pacaraima
O prefeito de Pacaraima, Hipérion Oliveira, disse que enquanto parte interessada não foi sequer notificado para participar da audiência na qual foi julgado o pedido do Ministério Público para que a cerca fosse construída. "O recurso que impetramos está dizendo exatamente isso: que sequer fomos ouvidos enquanto parte interessada nas discussões", afirmou.
Hipérion diz que o grande problema com relação à construção da cerca é que ninguém saberia por onde ela iria passar. "Dependendo de onde ela [a cerca] fosse passar, seria ser eles [os índios e a Funai, com a retaguarda da Polícia Federal] construindo e a população derrubando", afirmou.
Reprodução: Nelson Borges
Imagens mostram visão panorâmica da sede do município de Pacaraima
O prefeito alegou que da forma como estava sendo feita a demarcação para a construção da cerca, dois prédios públicos - o da Secretaria da Fazenda e o que abrigava a Secretaria de Agricultura - ficariam excluídos da área do município.
Conforme ele, essa faixa de terra que fica mais próxima da cidade não tem nenhuma serventia para os índios. "Trata-se de uma terra que não serve nem para plantar nem para a criação de animais", disse.
O prefeito reafirmou que uma das suas preocupações é que o município não tem mais área que proporcione o seu crescimento de forma ordenada. "Futuramente precisaremos de espaço para uma lixeira pública e para a construção de uma lagoa de estabilização. Da forma como se pretende construir a cerca, isso não será possível, pois o município não tem mais para onde se expandir", lamentou.
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI São Marcos
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.