Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br - 17/05/2009
O vereador Alfonso Rodrigues (PR), protestou semana passada, na tribuna da Câmara, contra a atitude do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que segundo ele, está impedindo a passagem dos não índios em um trecho de 10 quilômetros na área demarcada Raposa Serra do Sol para fazer a colheita final da produção de arroz. Alfonso classificou a atitude como imoral, pois, de acordo com ele, o produto só pode ser colhido no tempo certo, nem antes e nem depois.
O vereador explicou que foi informado pelos produtores que os índios alegam que o prazo dado pelo Supremo já foi esgotado e não tem mais acordo. Ele disse que está preocupado com a produção de arroz no estado, dada a necessidade do produto na mesa do roraimense, e o que pode também refletir no aumento de preços. "Se o produto diminui o preço aumenta. Isso é natural", lembrou o vereador alertando para a a necessidade de movimentos populares para chamara atenção do Governo Federal para a questão.
Outra preocupação do vereador é quanto as denúncias feitas por deputados estaduais sobre a falta de estrutura no Projeto de Assentamento Truaru/Murupu, onde recentemente ocorreu uma manifestação de posseiros e indígenas pela posse da terra. O vereador pediu a união da classe política em torno da questão para fortalecer as ações coletivas das classes mais afetadas.
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Raposa Serra do Sol
- TI Serra da Moça
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.