Índios Araça-i visitam estudantes em Curitiba

Bem Paraná - http://www.bemparana.com.br/index.php?n=105506&t=indios-araca-i-visitam-estudantes-em-curitiba - 25/04/2009
Evento fez parte das comemorações da semana do indígena

Índios Guaranis da Aldeia Araçá-í, de Piraquara, participaram de uma apresentação no Colégio Medianeira, na última sexta-feira (24). O objetivo foi quebrar o estereótipo dos índios lembrados em livros didáticos e mostrar um pouco da realidade em que eles vivem nos dias de hoje. Os indígenas apresentaram um pouco da cultura da tribo em canções compostas por eles para os alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental.

Os índios Guaranis, que vivem em Piraquara há mais de dez anos, são oriundos de Mangueirinha, região Central do Paraná. Hoje, a comunidade indígena conta com 18 famílias, um total de 74 pessoas. Devido à aldeia estar localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA), eles não podem plantar. Toda a renda familiar é proveniente da comercialização de artesanato (colares, cestos, flechas, chocalhos, entre outros), e do Programa Bolsa Família.

Os guaranis apresentaram canções que já foram gravadas em DVD e dois CD's com composições próprias, na língua guarani. Para o cacique da aldeia, Marcolino da Silva, apresentações, como essa, são importantes para divulgar a cultura e as tradições indígenas. A maioria das letras das músicas é baseada no fortalecimento e respeito à natureza.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Araçai (Karuguá)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.