Pagar dívida social com indígenas requer atenção às peculiaridade das etnias

Notícias MS - www.noticias.ms.gov.br - 10/10/2008
Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli voltou a defender hoje a participação do governo estadual nas decisões envolvendo ações e políticas direcionadas às comunidades indígenas. "Não duvido que a sociedade tenha débitos para com os índios, mas as etnias são diferentes, tem culturas diferentes, estão baseadas em diferentes regiões do estado", ele citou, indicando que é preciso cautela em novos projetos as demarcações.

"Queremos primeiro resolver as pendências judiciais", afirmou André, que considera necessário dar esse passo antes de qualquer nova atividade que a Fundação Nacional do Índio pretenda colocar em prática em Mato Grosso do Sul. O governo ainda aguarda o envio, pela Funai, das instruções normativas sobre os estudos antropológicos na região sul, para que sejam avaliadas e discutidas.

"Nos colocamos perante o governo federal mostrando que somos os únicos que têm programas efetivos para os índios", reforçou o governador do Estado, revelando que a área da educação a Bolsa Universitária Indígena está sendo ampliada. No fomento agropecuário, já foram entregues 78 patrulhas mecanizadas.
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas