Índios querem administrar verba

Amazônia.org.br - www.amazonia.org.br - 24/09/2008
Índios da etnia xikrin reivindicam o gerenciamento dos repasses da mineradora Vale para as aldeias, localizadas no sudeste paraense. Segundo os indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) atrasa os serviços que devem ser prestados à comunidade. As informações são do Portal ORM.

Segundo os índios, uma decisão da Justiça Federal em Marabá determina à Funai o gerenciamento dos recursos, no valor de R$ 650 mil. O dinheiro repassado pela Vale é referente à decisão judicial que condenou a empresa a compensar financeiramente os índios xikrin pelo uso de suas terras.

O administrador da Funai em Marabá, Carlos Loureiro Júnior, afirmou que os indígenas tem razão em protestar, pois o órgão na região não dispõe de recursos humanos suficentes para adminsitrar os recursos repassados para a comunidade. Segundo ele, as decisões referentes às revindicações dos índios depende de decisão da presidência da Funai em Brasília.
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xikrin do Cateté
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.