Funai pede prazo para desocupar fazenda, juiz federal nega pedido e mantém decisão

Midiamax News - www.midiamax.com.br - 02/09/2008
A Funai (Fundação Nacional do Índio) pediu nos autos da ação de reintegração de posse da fazenda Petrópolis, em Miranda, 10 dias para indígenas terena cumprirem o mandado. O pedido foi indeferido pelo juiz da 1ª Vara Federal de Campo Grande, Clorisvaldo Rodrigues dos Santos. A ação foi remetida para vista ao MPF (Ministério Público Federal).

Cerca de 80 indígenas da etnia terena ocupam a propriedade do ex-governador Pedro Pedrossian desde o dia 25 de agosto. Pedrossian ajuizou ação de reintegração de posse contra a Funai e obteve liminar no dia 27 de agosto. Entretanto, mesmo com a notificação da decisão pela Polícia Federal, a ocupação foi mantida.

Produtores rurais chegaram a ameaçar tentativa de retirada dos índios da propriedade por conta própria. O temor é de que as ocupações tomem escala maior nas regiões sob estudo para demarcação, no sul de Mato Grosso do Sul.

A PF já havia informado que mesmo sem prazo determinado poderá agir a qualquer momento para fazer cumprir decisão judicial, aludindo a liminar concedida.
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cachoeirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.