Relator da ONU de Direitos Humanos Indígenas visita Funasa

O Nortão - www.onortao.com.br - 16/08/2008
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) recebeu em reunião, hoje (15/8), em Brasília, o relator Especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, acompanhado de representantes do Ministério da Saúde, Relações Exteriores e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A missão da visita foi conhecer a Política de Saúde Indígena do país e, especialmente, as ações da Funasa nas regiões do Vale do Javari e Dourados. James Anaya afirmou que "mesmo reconhecendo os desafios especiais do trabalho com as comunidades indígenas, queria ajudar de maneira positiva, fazer algumas recomendações e fomentar esse tipo de reunião".

O diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka, representando o presidente da Funasa, Danilo Forte, fez uma apresentação onde mostrou a estrutura do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena adotado pela Funasa. Durante a exposição, Guenka destacou também os diversos mecanismos de participação das lideranças indígenas na formulação da política de saúde das comunidades aldeadas, apresentou dados populacionais e indicadores de morbi-mortalidade tanto de Dourados/MS como da região do Vale do Javari, no Amazonas.

James Anaya solicitou, ainda, informações sobre os indicadores de saúde dos Guarani do Mato Grosso do Sul. Quis saber, também, como é feito o trabalho de atendimento nas aldeias e a metodologia que a Funasa desenvolve no âmbito da saúde mental dos indígenas. Outra preocupação de Anaya estava relacionada à prevenção de alcoolismo, violência e abusos sexuais, especialmente contra as mulheres. Em outra abordagem, pediu mais detalhes de como se dá, na estrutura oficial, o controle social pela comunidade indígena.

Ao final, o representante da ONU agradeceu a recepção e se comprometeu a estreitar as relações com as autoridades e instituições brasileiras que atuam nas comunidades indígenas.

O relator, apesar de não ter uma agenda predefinida, parte de Brasília, amanhã, para o Vale do Javari, onde pretende se encontrar com lideranças indígenas, e em seguida, vai a Dourados, no Mato Grosso do Sul.

A reunião também teve a participação de Eduardo Botelho Barbosa, que representou o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Carlos Eduardo da Cunha Oliveira, do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Celso de Oliveira, da Comissão de Direitos Humanos Indígenas da Funai. Pela Funasa, participaram Pedro Paulo de Siqueira Coutinho, chefe de gabinete, Domingos Xisto, assessor de comunicação, Rosa Castália, e os técnicos do Desai, Carlos Colona e Ramona Ferreira.

A reunião foi acompanhada por repórteres dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e da Voz do Brasil.
PIB:Javari

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  • TI Jauary
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.