Presidente da Funasa anuncia melhorias na área indígena

24 Horas News - www.24horasnews.com.br - 09/06/2008
O presidente da Funasa, Danilo Forte, inaugurou na última sexta-feira (6), em Caucaia (CE), na Aldeia Jardim do Amor, da etnia Tapeba, quatro sistemas de tratamento de esgoto. A ação, que beneficia cerca de 100 famílias, vai tornar possível a irrigação em áreas agrícolas.

A iniciativa é resultado de pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), financiada pela Funasa, que trata da disposição controlada no solo como alternativa de tratamento e pós-tratamento de esgoto doméstico para pequenas comunidades.

Para Danilo, a meta é realizar empreendimentos ainda maiores nessas áreas. "A tendência é a universalização do abastecimento de água e neste mesmo sentido vamos avançar cada vez mais no esgotamento sanitário nas comunidades indígenas", completou.

Ainda nas propostas de melhorar o atendimento à saúde da população indígena, Forte anunciou a aquisição de 100 carros com tração 4x4, devido à dificuldade de acesso em algumas áreas, além da viabilização de computadores, no sentido de melhorar a comunicação entre as aldeias.

"São com essas metas, além das Portarias que regulamentaram a repactuação dos convênios com as ONGs e Universidades, que pretendemos prestar melhor atenção à saúde dos povos indígenas e diminuir drasticamente a mortalidade infantil, como aconteceu no Ceará, onde temos um índice de apenas 4,7 mortos para cada 1.000 nascidos vivos, número este considerado de parâmetro europeu", ressaltou.
PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tapeba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.