Site da Funai - 06/09/2002
Os índios Fulni-ô, que habitam a Terra Indígena homônima, situada no município de Águas Belas, em Pernambuco, lançaram uma publicação "Um ano em nossa aldeia", produzido pelos alunos da Escola Indígena Marechal Rondon, com a supervisão da professora Maria Amazonir Araújo da Cruz Ferraz. O objetivo do livro é apoiar e incentivar professores e alunos indígenas na construção do ensino diferenciado. A edição tem o apoio da Funai.
Uma das preocupações dos professores indígenas é valorizar a cultura Fulni-ô. O livro mostra, com texto e ilustrações dos alunos, as atividades dos índios durante todos os meses do ano. O trabalho coletivo destaca a principal festa, o Ouricuri, na qual toda a aldeia se muda com os pertences para um retiro de 90 dias, em local situado a seis quilômetros da aldeia. Os Fulni-ô iniciaram o Ouricuri na semana passada e, até dezembro, todas as famílias estarão dormindo no retiro, onde todos os homens dormem separados das mulheres
PIB:Nordeste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Fulni-ô
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.