Fazendeiros culpam a Funai

A Tarde-Salvador-BA - 20/07/2002
O clima é também muito tenso entre os fazendeiros do município com os boatos de que eles estariam contratando trabalhadores na periferia de Itabuna e levando para as fazendas, em Pau Brasil, onde recebem armas para enfrentar os índios. Ontem, um grupo se reuniu na casa de Marcos Vinícius Guimarães, o "Marcão", e acusou a Funai de fazer terrorismo. "O órgão cria o conflito, coloca os índios no fogo e suas ações ficam impunes", disse um deles, que responsabilizou o chefe do posto, Alberto Evangelista, pelos problemas. Segundo o grupo, os fazendeiros estão negociando sob pressão, alguns dos quais se sujeitam a receber até pouco mais de R$ 1 mil pelas benfeitorias, o que não é razoável, até porque a Funai não tem competência para indenizar ninguém, só o Incra.
Marcos Vinícius disse que a violência só repercute quando praticada pelos produtores. "Os índios podem bater, matar e invadir residências, como o grupo que ontem entrou em minha casa, mas não me encontrou", disse Marcão, acrescentando que não vai hesitar em matar quem quer que seja para defender sua família.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caramuru / Paraguassu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.