Paraná entrega dois postos de saúde a indígenas

Funasa - 24/04/2008
A Coordenação Regional da Funasa no Paraná está entregando nas aldeias de Laranjinha, no município de Santa Amélia, e São Jerônimo, em São Jerônimo da Serra, dois postos de saúde para as comunidades indígenas. Foram investidos R$ 127 mil em cada unidade, recursos oriundos de uma parceria entre a Funasa, Projeto Vigisus II e Banco Mundial (Bird).

As unidades de saúde construídas têm 150 m2 e contam com recepção, consultório médico/ginecológico e odontológico, sala de procedimento de enfermagem, sala de medicamentos, esterilização, apoio administrativo, uma copa, um escovódromo e três banheiros.

As equipes multidisciplinares que atuam nas aldeias são formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento (AIS e Aisan), motoristas e auxiliares de serviços gerais.

O local da construção dos postos de saúde foi previamente definido de forma conjunta com as lideranças indígenas das duas aldeias. Em Laranjinha, a unidade de saúde irá atender cerca de 200 indígenas da etnia Guarani e, em São Jerônimo, serão atendidos outros 600 índios das etnias Kaingang e Guarani.

Segundo o coordenador regional da Funasa, Vinícius Reali Paraná, as inaugurações das unidades de saúde irão proporcionar melhores condições de atendimentos e de trabalho para as equipes multidisciplinares que atuam nas áreas. "Proporcionar qualidade de vida a população indígena é a nossa missão", afirma o coordenador.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Jerônimo da Serra
  • TI Yvyporã Laranjinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.