Índios permanecem acampados no pátio do órgão em Cuiabá

Diário de Cuiabá - 04/04/2008
Índios de oito etnias que invadiram na quinta-feira o Palácio Paiaguás continuam acampados no pátio da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Cuiabá. São cerca de 360 indígenas que estão na Capital desde o início da semana. Eles reivindicam o retorno da sede administrativa Executiva Regional do órgão para Cuiabá, que foi transferida para o município de Juína (a 735 quilômetros de Cuiabá) por meio de uma portaria publicada no dia 26 de março pela direção nacional.

Para ontem, o grupo aguardava a chegada do vice-presidente da Funai, Aluisio Guapindaia, conforme foi informado pelo governador Blairo Maggi, após reunião com lideranças indígenas na quinta-feira.

Entretanto, a assessoria de imprensa do órgão, em Brasília, informou que a vinda de um representante da direção nacional só deve acontecer na próxima segunda-feira. Também não foi confirmado quem deverá vir a Cuiabá.

A informação também já havia chegado aos índios das etnias bacairis, terenas, xavantes, umutinas, bororós, chiquitanos, guatós e nambiquaras. "Foi falado que o Aluisio não vem mais", disse o cacique Luiz Fernando Calomizaré, da aldeia Umutina, em Barra do Bugres. "Estamos esperando ofício da Funai dando garantia que na segunda-feira virá alguém", acrescentou.

Os indígenas acreditam que a mudança vai fazer com que percam a autonomia financeira e administrativa. "O recurso vai ficar muito difícil. Primeiro irá para Juína para, bem depois, chegar até nós", reclamou.

Luiz Fernando também confirmou que o grupo continua com a ameaça de interditar rodovias no Estado, caso a Funai não envie algum representante.
PIB:Oeste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Bakairi
  • TI Santana
  • TI Umutina
  • TI Chiquitano
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.