Governo vai indenizar indígenas expulsos de terreno em Manaus

Portal Amazonia - 19/03/2008
Famílias indígenas expulsas de terrno particular, na área conhecida como Lagoa Azul, zona Norte, vão ser indenizadas pelos governo do Estado. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (19), durante uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

A secretária de Desenvolvimento Sustentável, Nádia Ferreira, abriu a reunião com um pedido de desculpas. Ela alegou que o estado ainda não havia lidado com reintegrações de posse envolvendo indígenas no papel de invasores.

Além do pedido de desculpas, o governo do Amazonas vai pagar por possíveis prejuízos causados aos indígenas durante a ação. Ficou definido que cada família deve receber R$ 10 mil e os indígenas solteiros vão receber R$ 5 mil.

O presidente da Fundação dos Povos Indígenas (FEPI), Bonifácio Baniwa, afirmou que o órgão vai acompanhar o processo e definir como o dinheiro será utilizado pelos índios.

Memória

Na semana passada, a Polícia de Choque desocupou uma área de 180 mil m2 na zona Norte de Manaus. No local havia cerca de mil famílias, das quais 59 eram indígenas.
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Andirá-Marau
  • TI Coatá-Laranjal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.