O presidente da Funasa, Danilo Forte, recebeu, nesta terça-feira (12/2), represen-tantes do povo Xavante. O encontro foi na sede da Fundação, em Brasília, e contou com a participação do diretor do Departa-mento de Saúde Indígena (Desai), Wanderley Guenka.
A gerência do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante foi debatida na ocasião. Jamir Alves Ferreira estará à frente dos trabalhos na unidade, buscando a maior eficiência e eficácia na prestação da assistência à saúde da população.
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Edmundo Xavante, se posicionou como colaborador do trabalho desenvolvido pela Funasa. "Sou atuante e sou o braço direito da Fundação" afirmou. Edmundo, falando em nome do seu povo, apóia a gestão de Jamir no Dsei Xavante. Além disso, o presidente do Condisi agradeceu e elogiou o trabalho da Funasa, junto à população indígena.
Por sua vez, Jamir, que acumula experiência no trabalho junto aos indígenas, destacou que o respeito ao Condisi é importante para o sucesso nas atividades. "Sempre trabalhei buscando o melhor para a saúde indígena. Vamos trabalhar juntos para diminuir a mortalidade infantil e outros problemas", completou.
A decisão coletiva, o debate e a gestão participativa foram destacados por Danilo Forte como estratégia para o alcance de resultados positivos. "Tenho credibilidade com os Condisi porque sempre busco o apoio e a participação na hora de decidir" frisou. O presidente da Funasa lembrou, ainda, que Jamir conhece bem a realidade indígena, fator decisivo para o alcance das metas.
O diretor do Desai, Wanderley Guenka, destacou que Jamir conta com o apoio total dos indígenas. "Ele pode colaborar muito na área Xavante pela competência no desenvolvimento das atividades", concluiu.
PIB:Leste do Mato Grosso
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI São Marcos (Xavante)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.