Xavantes se rebelam por causa de indicações de deputados do PMDB

24HorasNews - 07/02/2008
A sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Barra do Garças foi invadida nesta quinta-feira, 31, às 10 horas por 16 índios xavante. As lideranças xavante paralisaram os trabalhos no órgão e fizeram 60 funcionários reféns, entre eles uma gestante com mais de oito meses de gravidez.

Apesar da ocupação ser considerada pacífica, alguns índios controlam a entrada e saída de pessoas, permanecendo na porta do prédio com porretes de madeira. Os caciques representam pelo menos 40 aldeias e exigem a indicação do nome de Nivaldo Correia Neto, presidente da ONG Nossa Tribo, para a chefia do Distrito. Eles apontaram políticos do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra e o deputado estadual Adalto de Freitas (Daltinho), como articuladores das indicações para administração regional da Funasa.

Os índios decidiram invadir o Distrito depois de uma reunião do Conselho das aldeias de nove terras indígenas, entre elas: Sangradouro, São Marcos, Areões, Água Boa, Marãewatsedé Lacerda, Canarana, todas no Vale do Araguaia mato-grossense. Eles querem que as indicações para direção dos Dsei da Funasa deixem de ser político-partidárias para obedecer exclusivamente aos critérios técnicos.

"A gente não aceita mais a força partidária se metendo aqui dentro, os políticos têm que respeitar nossa palavra e indicação. Por duas vezes indicações dividiram as lideranças. Nós somos os donos dessa casa, o dinheiro desse recurso é para nossa saúde e porquê os políticos estão interessados? Isso tem que acabar. A gente nomeou o Nivaldo para administrar o Dsei xavante. Só quando o presidente da Funasa autorizar a publicação da portaria indicando esse nome é que vamos liberar os funcionários aqui", disse o cacique Sérgio Tseredzatsu Abhöiödi esta tarde.

Os xavantes encaminharam a reivindicação ao presidente da Funasa, Danilo Forte, e ao presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condise), Edmundo Moreira, e esperam ainda nesta quinta-feira, 31, resolver o impasse.

Em nota já divulgada no Araguaia News a Funasa informa que a chefia do Dsei não depende somente da Fundação Nacional de Saúde em acordo com as lideranças indígenas, mas também da aprovação da Associação Brasileira de Inteligência (Abin), que autoriza nomeações após investigar as atividades profissionais e fiscais das pessoas indicadas para os cargos.

No fechamento desta matéria recebemos a informação de que os reféns estavam sendo liberados. Novas informações serão publicadas a qualquer momento.
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas