O DOCUMENTO - 17/12/2007
Entre os dias 11 e 14 deste mês, mais de 200 índios participaram da III Assembléia de Saúde Haliti - Pareci, realizada na aldeia Formoso, município de Tangara da Serra, em Mato Grosso.
A assembléia intitulada "Qualidade de vida e sinônimo de saúde" abordou temas como o Desenvolvimento Econômico e Social, com base na Organização Mundial de Saúde (OMS), que define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença. Foram convidados para o evento os coordenadores
das ONG´s conveniadas da Funasa, Sérgio Mottada Uniselva e Ivar Bussatto da Operação Amazônia Nativa, além do chefe do Dsei-Cuiabá, Paulo Felix.
O coordenador da associação indígena Halitinã, Genilson Kezomae Paresi, disse que o seu povo está entendendo que fazer saúde não e só "apagar o fogo" em casos emergências. É necessário que a comunidade toda se envolva na busca da saúde de boa qualidade.
PIB:Oeste do Mato Grosso
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Rio Formoso
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.