CB, Brasil, p. 13 - 12/12/2007
Índios liberam os cinco reféns
Os cinco reféns que estavam em poder dos índios cintas-largas, na Reserva Roosevelt, em Rondônia, foram libertados ontem, depois de várias reuniões das lideranças com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira. Entre os reféns estavam o oficial do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, o espanhol David Martins Castro, e o procurador da República Reginaldo Pereira da Trindade. A Funai não informou os resultados das negociações, mas confirmou uma audiência entre os caciques cintas-largas e o ministro da Justiça, Tarso Genro, na próxima semana.
Uma das reivindicações dos índios era a saída da Polícia Federal da reserva.
Eles alegaram que estavam sofrendo cerceamento no seu direito de ir e vir. Esse deverá ser o principal entrave em qualquer acordo, já que a PF se nega a retirar homens da área indígena, por causa da entrada clandestina de garimpeiros, muitos deles levados pelos próprios índios. (EL)
CB, 12/12/2007, Brasil, p. 13
PIB:Rondônia
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Roosevelt
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.