Site da Funai - 05/06/2002
O líder indígena, João Davi Yanomami, participou de um congresso realizado pela Organização das Nações Unidas - ONU, em Nova York, no final de maio, para debater questões indígenas e denunciou a presença de garimpeiros no interior da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O evento teve a presença de cerca de 500 representantes de todo o mundo. A presença de Davi chamou atenção não apenas por denunciar a ameaça do garimpo para a integridade dos povos indígenas brasileiros, mas também por ter seus hábitos culturais legítimos e preservados.
Na ocasião, o representante Yanomami pediu ajuda para o incentivo a projetos educacionais nas aldeias indígenas de sua etnia, com o objetivo de fortalecer apressar o a educação diferenciada que permita às crianças, jovens e adultos Yanomami a oportunidade de aprender a língua materna e o português. O líder quer recursos internacionais para investir na formação de um maior número de professores indígenas Yanomami.
PIB:Roraima/Mata
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Yanomami
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.