Índios Pataxó desocupam DIREC 09 de Teixeira de Freitas no Extremo Sul da Bahia

Cimi Leste - 17/09/2007
Os representantes das nove aldeias Pataxó da região do Prado que ocuparam dia 12/09, a Diretoria Estadual de Educação de Teixeira de Freitas (DIREC 09), retornaram para as suas aldeias depois que uma comissão da Secretaria de Educação do Estado foi designada para negociar com o grupo, em uma reunião que só terminou na madrugado de sábado (16/09).

As comunidades indígenas tiveram parte de suas reivindicações atendidas, os representantes do governo se comprometeram à liberação do pagamento dos professores (os salários já começaram a serem pagos a partir de hoje); merenda escolar para todas as escolas; transporte e materiais didáticos. Uma equipe da DIREC 09 estará visitando as aldeias dia 19/09, para realizar levantamentos das necessidades das escolas indígenas e adotarem as medidas necessárias para resolver os problemas.

Segundo a avaliação do professor indígena Gilberto Pataxó, "o movimento foi vitorioso, só lamentamos que para garantir os nossos direitos temos que agir dessa forma, caso contrário as autoridades não nos escutam". Durante a ocupação na DIREC os índios ligados a Frente de Resistência e Luta Pataxó e a COEDIN (Comissão de Educadores Indígenas), contaram com apoio solidário da CUT Regional, APLB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação), CDDH (Comissão de Direitos Humanos do Extremo Sul da Bahia), estudantes da UNEB e outros Movimentos Sociais da região.

PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Águas Belas
  • TI Corumbauzinho
  • TI Comexatiba (Cahy-Pequi)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.