Povos Indígenas Macuxi e Wapichana divulgam seus Cantos Tradicionais

Conselho Indígena de Roraima - 30/08/2007
Os Povos Indígenas Macuxi e Wapichana lançaram Cd´s com cantos tradicionais no último dia 24 de agosto de 2007, no espaço Multicultural do SESC - centro, em Boa Vista. O evento foi uma realização do Conselho Indígena de Roraima-CIR, com apoio da organização Som das Aldeias, do Ministério do Meio Ambiente, através do Programa PDPI - Projeto Demonstrativo dos Povos Indígena e do Ministério da Educação, por meio da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena.

O evento contou com a presença dos representantes das Organizações Indígenas, Movimentos Sociais e Sociedade em geral contemplando a riqueza cultural dos povos indígenas de Roraima.

Para Paulo José, um dos puxadores do Parichara Macuxi, "a música tradicional não pode ser esquecida, a cultura deve ser preservada, principalmente pelas crianças". A apresentação dos Povos Macuxi e Wapichana emocionou aos presentes, incentivando ainda mais a valorização, respeito e principalmente resgate da língua indígena.

As músicas acompanhadas de instrumentos tradicionais (chocalhos, maraca, flauta, entre outros), cantadas nas vozes de crianças, jovens e adultos contagiaram o público que prestigiou o evento.

O CD Makuxi Serenkato é uma atividade executada pelo Projeto Música dos Povos de Roraima, financiado pelo "Programa do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas- PDPI/MMA", em apoio ao resgate e a valorização das diversas culturas indígenas da Amazônia Brasileira.

Foram produzidos 2 mil cópias de CD, com 17 músicas tradicionais em três estilos,tukui, ximidim e parichara, com tradução em português. As músicas são de autoria coletiva do Povo Macuxi repassadas por muitas gerações, apenas uma música Upaatakon (Nossa Terra), de autoria do indígena Paulo Jose de Sousa, macuxi, que fez em homenagem ao povo macuxi e a conquista pelo território tradicional, a terra indígena Raposa Serra do Sol.

O CD Parichara Wapichana é fruto do Projeto Canto Wapichana parceria do CIR e o Ministério da Educação, através da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena. O projeto Canto Wapichana, além da produção do CD com músicas tradicionais, tem o objetivo de divulgar nas escolas da rede públicas de ensino fundamental os cantos tradicionais dos povos indígenas de Roraima.

O CD é composto por 14 cantos tradicionais que relatam as lendas, a alegria, à natureza e importância da demarcação de terra do Povo Wapichana, com letras na língua Wapichana e sua tradução para o português. A gravação do CD foi realizada em fevereiro de 2006, na Comunidade Indígena Jabuti, região Serra da Lua.

Os CD`s podem ser adquiridos no Conselho Indígena de Roraima- CIR através do e-mail: circom@terra.com.br ou pelo telefone(95) 3224-57-61, falar com a Laudicéia André Sousa, coordenadora do Projeto Música dos Povos de Roraima.

PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaboti
  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.