Saúde aos índios Xocós de Porto da Folha

Correio de Sergipe - 27/07/2007
A Coordenação do Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), encerrou nesta quarta-feira, 25, um curso de capacitação para implantar o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas na tribo dos índios Xocós da Ilha de São Pedro, em Porto da Folha.

A formação, direcionada a professores e equipes de saúde que atuam na comunidade indígena, foi realizada desde segunda-feira, 23, no Hotel Parque dos Coqueiros, e contou também com profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Sergipe e Alagoas. Durante os três dias de encontro, os participantes discutiram sobre gravidez na adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HIV e AIDS, uso indevido de drogas e protagonismo juvenil, entre outros temas.

O grupo adaptou o projeto, que já funciona em 18 escolas estaduais sergipanas, à realidade da comunidade indígena. "Nós explicamos as atividades e as lideranças dos índios que fizeram suas ressalvas de acordo com os costumes da tribo", explicou Elita França, técnica do Departamento de Apoio ao Sistema de Ensino (DASE) da Secretaria de Estado da Educação, que deu suporte ao curso juntamente com técnicos do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania do Departamento de Educação da SEED.


PIB:Nordeste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caiçara/Ilha de São Pedro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.