Manifestantes fazem enterro simbólico da transposição

FSP, Brasil, p. A11 - 28/06/2007
Manifestantes fazem enterro simbólico da transposição

Fábio Guibu
Da agência Folha, em Cabrobó (PE)

Os manifestantes contrários à transposição das águas do rio São Francisco que há dois dias invadiram o canteiro de obras do Exército em Cabrobó (535 km de Recife) enterraram ontem um marco de concreto usado para medições topográficas.
Eles fincaram uma cruz de madeira para simbolizar o "enterro" do projeto de transposição. Os índios trucás dançaram e cantaram.
Duas camionetes do Exército pararam a cerca de cem metros da entrada da fazenda invadida, a Mãe Rosa. Manifestantes portando facões e foices correram em direção à porteira. Os veículos, porém, retornaram.
O protesto, que reúne lavradores, quilombolas, índios e sindicalistas de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará, está orçado em R$ 150 mil. O bispo de Barra (BA), dom Luiz Cappio, visita hoje o local. Em 2005, ele fez greve de fome contra a transposição.
A AGU (Advocacia Geral da União) informou que o pedido de reintegração de posse está sendo elaborado.

FSP, 28/06/2007, Brasil, p. A11

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2806200723.htm
Recursos Hídricos:Irrigação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Truká - Ilha da Assunção
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.