Contrabando na reserva Roosevelt

Folha de Rondônia - 21/06/2007
Estão presos na Base Roosevelt da Polícia Federal em Pimenta Bueno, interior do Estado, os garimpeiros identificados como Daniel Mesabarba, José Agostinho Machado, Ednaldo Fausto da Silva, Miuki Kawakama e os índios Amaral Cinta-Larga e Carita Cinta-Larga.

O grupo foi preso no final da tarde da última terça-feira, em Cacoal, depois de denúncia anônima dando conta de que transportavam pedras preciosas. A abordagem e revista da Polícia Militar revelou que eles estavam carregando 74 gemas de topázio e outras seis pedras ainda não identificadas. Estavam ainda com grande quantidade de gêneros alimentícios e equipamentos para garimpagem, além de 7.600, situação que indica intenção de regresso à região onde as pedras foram extraídas.

O delegado Guilherme Mattos, titular da Base Roosevelt, comanda as investigações para identificar a origem das pedras. Ainda que a presença dos dois índios da etnia Cinta-Larga entre o detidos levante suspeitas de que a Reserva Indígena do Roosevelt guarde outras pedras preciosas além de diamantes, nada de conclusivo foi divulgado.
Na última semana a Policial Rodoviária Federal Carla Beatriz Maia Saiba foi flagrada transportando mais de 200 pedras de diamantes do mesmo local.
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.