OESP, Nacional, p. A14 - 20/06/2007
Procuradoria e Funai vão retomar ação contra a Vale
A Procuradoria da República no Pará informou ontem que, juntamente com a Fundação Nacional do Índio (Funai), vai retomar a ação judicial contra a Companhia Vale do Rio Doce para regularizar os repasses mensais de cerca de R$ 596 mil aos índios xicrins pela exploração de minério de ferro e uso da ferrovia que passa por sua reserva, no sudeste do Estado. A Vale suspendeu os pagamentos em outubro, depois que os índios invadiram instalações da empresa na mina de Carajás.
Em dezembro, liminar do juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad determinou a retomada do pagamento, com depósito em juízo. Em janeiro, a procuradoria e a Funai entraram com ação, pedindo solução definitiva para o conflito. Para a procuradoria, o repasse é obrigatório e está expressamente determinado no decreto presidencial que deu à Vale o direito de explorar 411 mil hectares na província mineral de Carajás.
Em abril, o juiz Haddad suspendeu o processo judicial porque, em audiência de conciliação, as duas partes mostraram disposição de negociar um acordo. Mas na terceira reunião entre representantes dos índios e da empresa, chegou-se a um impasse, com a recusa da Vale em financiar a recuperação de uma estrada de 167 quilômetros que corta a reserva, considerada imprescindível pela Funai.
Com isso, a procuradoria concluiu que não havia mais possibilidade de acordo e seria preciso retomar o processo judicial. Ontem, a Vale, por meio de sua assessoria, informou que ainda não fora notificada da retomada da ação e por isso não comentaria o caso.
OESP, 20/06/2007, Nacional, p. A14
PIB:Sudeste do Pará
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Xikrin do Cateté
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.