BR-226 é liberada por Guajajara

Jornal Pequeno - 15/06/2007
Brasília - Deputados do Maranhão foram recebidos, ontem, pelo presidente da Funai, Márcio Meira, e pelo vice-presidente, Aloísio Castelo, depois de terem pressionado o coordenador de Estudos e Pesquisa, Cláudio Romero, a marcar nova audiência. Munido de todas as informações sobre os últimos acontecimentos na região de em Barra do Corda, Meira informou que a Funai estava em contato direto com as representações locais na tentativa de resolver o impasse. "Existe um problema político entre os índios Guajajara. Por terem dois líderes diferentes, cada lado pede medidas distintas", explicou.

Pressão - Após alguns minutos de exposição sobre a atual situação do conflito na região entre os municípios de Barra do Corda, Grajaú e Formosa da Serra Negra, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) solicitou uma informação oficial sobre as medidas que o órgão estava tomando para conter os índios.

Em contato direto com as rádios de Barra do Corda, que estavam cobrindo as negociações em tempo real, o deputado estadual Rigo Telles (PSDB) relatou as ameaças feitas à um jornalista e aos funcionários da Funai no município.

Meira informou que desde a primeira vez em que esteve na região, no dia 05 de maio, fez a proposta de criar um Núcleo Administrativo em Barra do Corda para atender a reivindicação dos índios Guajajara, mas não teve sucesso. "Eles querem, além de uma administração em Barra do Corda, outra em Jenipapo dos Vieiras. Não temos recursos pra isso", esclareceu o presidente.

No entanto, após reunião realizada quarta-feira (13) com o coordenador Cláudio Romero, a bancada maranhense conseguiu um ofício da Funai, comunicando a criação de uma Administração Executiva Regional em Barra do Corda e outra em Jenipapo dos Vieiras, assinado pelo vice-presidente, Aloísio Castelo. O documento foi enviado na manhã de ontem para o representante da Funai, Roberto Câmara, que estava no local da manifestação.

Minutos depois, chegou a confirmação de que o bloqueio da BR-226 fora dispersado e que os caminhoneiros já estavam trafegando livremente pela via. "Apesar da boa vontade do presidente Meira, acho que essa medida poderia ter sido tomada há mais tempo e evitado todo esse transtorno", comentou Brandão. O parlamentou acrescentou ainda que a bancada federal do Maranhão vai continuar atenta à questão e que pretende trabalhar para que a Medida Provisória que contempla a nova estrutura da Funai seja analisada o mais rápido possível na Câmara dos Deputados. Os deputados federais do PSDB, Sebastião Madeira e Roberto Rocha, aproveitaram a ocasião para pedir a análise de um novo núcleo administrativo em Santa Inês, no sentido de atender a demanda dos índios do centro do Maranhão. "Aquela região precisa de muita atenção. Acho que uma novo núcleo pode ser incluído nessa nova estrutura da Funai", argumentou Roberto Rocha.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cana Brava
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.