Índios afirmam que funcionários da Funasa estão em aldeia para campanha de vacinação

Radiobrás - 14/05/2007
A direção da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) contestou, em nota oficial, a denúncia de que indígenas da etnia Tenharim seqüestraram servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Manicoré (AM). Segundo a Coiab, os três servidores citados pela Funasa estão no local para uma campanha de vacinação.

"Falei ainda pouco com o pessoal da Aldeia Estirão Grande", disse o coordenador-geral da Coiab, Jecinaldo Sateré-Mawé, à Agência Brasil. "Eles me informaram que os funcionários da Funasa estão na aldeia para realizar uma campanha de vacinação. Eles conversaram com os representantes da Funasa para reivindicar mais atenção à saúde indígena em Manicoré, mas não prenderam, nem fizeram ninguém refém."

O coordenador da Funasa do Amazonas, Francisco Ayres, afirmou hoje (14) à Polícia Federal (PF) em Manaus que índios da etnia Tenharin seqüestraram a nutricionista Camila Noveletto, o odontólogo Djalma Quirino e o técnico em patologia Silva Filho, funcionários do órgão federal..

Em sua nota, a Coiab negou que os Tenharin tenham agido de maneira agressiva e violenta contra os funcionários da Funasa. Afirmou, no entanto, que os três permanecem na aldeia como uma forma de mostrar ao governo e à sociedade o descaso com a saúde indígena em Manicoré.

Pelo entendimento da Coiab, o coordenador regional da Funasa, Francisco Ayres, precipitou-se em divulgar que os Tenharin promoveram um um seqüestro. "Em claro momento de confusão e sem conhecimento de causa, o que deveria ser um critério primordial para um órgão que detém a responsabilidade de executar o programa de saúde indígena, a coordenação regional da Funasa destoa totalmente do que prega a política nacional voltada para o setor, desenvolvida pelo Ministério da Saúde", diz o texto.

De acordo com a Coiab, existem inúmeras reivindicações por parte dos índios tenharin. Entre elas estariam a realização de reuniões dos conselhos locais e a garantia de hospedagem para os indígenas (casas de apoio) em tratamento de saúde na sede municipal.

PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tenharim/Marmelos
  • TI Sepoti
  • TI Tenharim Marmelos (Gleba B)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.