Nas aldeias de Dourados, foi registrado o nascimento de 417 crianças no ano passado. Estudos foram baseados nos números divulgados pelo IBGE
O índice de nascimentos nas aldeias de Dourados tem superado todas as expectativas. Fazendo um comparativo com municípios que possuem número de habitantes equivalente ao da aldeia, chega-se à conclusão de que a média é de cinco por um, ou seja, a cada cinco crianças índias nasce uma criança branca. O Correio do Estado publicou em sua edição de segunda-feira dados da Fundação Nacional de Saúde-Funasa, mostrando que no ano passado o número de nascimentos nas quatro aldeias de Dourados foi de 417 crianças, sendo que a população é de 8.500 pessoas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE, revelou, através do censo/2000, que no município de Tacuru, extremo sul do Estado, a média de nascimentos por ano foi de 83 crianças, dentro do item "nascidos vivos - ocorridos e registrados". Esse município foi tomado como base de comparativo por apresentar uma população de 8.717 pessoas. Um pouco a mais que a registrada entre os indígenas de Dourados. Por esses números, a conclusão de que o índice de nascimentos é cinco vezes maior, favorável aos índios.
Mas existem outros municípios, como é o caso de Nova Alvorada do Sul, com uma população de 9.956, onde a média de nascimentos foi de 113 crianças. Em Rio Verde, mesmo com uma população de 18.138 habitantes, o índice de nascimentos de crianças foi praticamente a metade que dos indígenas locais, 244. O único que se aproxima da média indígena, em se tratando de nascimentos, é o município de Rio Brilhante, mas a população chega a 22.640 habitantes.
Uma das explicações, tanto de profissionais da área de saúde como de órgãos que atuam no setor, é que quanto mais pobre a população, geralmente é maior o número de filhos. É o caso das aldeias indígenas onde os índios vivem em condição de miséria. A Funasa confirma que esse índice é realmente alto e preocupante, o que justificaria o número de mortes de récem-nascidos, que foi de 14 no ano passado, se analisar pela proporcionalidade.
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Dourados
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.