A Crítica-Manaus-AM - 28/04/2002
A ameaça de um novo confronto na área indígena Raposa/Serra do Sol, no Estado de Roraima, está sendo oficialmente denunciada pelos participantes do seminário "Amazônia: Segurança Nacional e os Povos Indígenas", realizado em Manaus, de 22 a 25 deste mês, no Centro de Estudos do Comportamento Humano (Cenesch). Ontem, à tarde, a coordenação do encontro apresentou a carta aberta que será encaminhada às autoridades militares e ao Governo brasileiro. No documento, os participantes do seminário posicionam-se contra a construção do 6o Pelotão Especial de Fronteira (6o PEF), na maloca Uiramutã. As comunidades indígenas daquela região já entraram, de acordo com a carta aberta, com ação judicial e aguardam decisão final da Justiça quanto a questão.
Relatos feitos por indígenas informam que no dia 20 de março deste ano, mais de 40 soldados desembarcaram de helicópteros na aldeia Uiramutã decididos a destruir um posto de fiscalização usado pelos índios para impedir a passagem de estranhos e evitar invasões na área. O documento denuncia que desta vez, o Exército, por meio do comando da 1ª Brigada de Infantaria e Selva, desenvolverá a "Operação Uiramutã" que pretende percorrer as terras indígenas São Marcos e Raposa/Serra do Sol, entre os dias 29 deste mês e 2 de maio, durante a comemoração dos 25 anos de luta pela terra, programada pelas comunidades indígenas. A carta aberta classifica essa operação como "manobra, afronta aos indígenas e uma forma de provocar confronto com essas comunidades."
O documento que será encaminhado ao presidente Fernando Henrique Cardoso, ao Ministério da Defesa, à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Procuradoria da República, pede a suspensão da atividade militar, da inauguração do 1o PE na maloca Uiramutã até que a Justiça se pronuncie definitivamente. Por fim diz "em respeito a cultura e aos direitos constitucionais dos indígenas, exigimos a imediata retomada do procedimento demarcatório, a retirada dos invasores e a homologação e a regularização da terra indígena Raposa/Serra do Sol".
PIB:Roraima/Lavrado
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Raposa Serra do Sol
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.