Questão indígena será abordada em Fórum na região central do Estado

http://www.jcnet.com.br - 15/09/2006
O 3.o Fórum Povos Indígenas Centro Oeste em Debate traz à tona, a partir de hoje, a discussão sobre questões indígenas. Para tanto, o evento contará com a participação de importantes autoridades do Judiciário, como o juiz federal da 1.ª Vara de Bauru, Roberto Lemos dos Santos Filho. Ele é um dos palestrantes do tema Sistema Fundiário e Direitos Indígenas”.

O evento vai promover o debate das questões de demarcação de terras e o desenvolvimento sustentável em áreas indígenas já demarcadas.

O representante do Núcleo de Tradições Indígenas (NTI), Gabriel Poti, entende que é excepcional o grupo que está envolvido no Fórum assim como as questões suscitadas. A gente (índios) não vai virar capitalista. Queremos resgatar nossa economia (produção) tradicional”, explica Poti.

Azelene kaingang, representante indígena na Organização das Nações Unidas (ONU), vai fazer a abertura do evento com o tema Declaração Americana sobre os Direitos Indígenas”.

As discussões vão mobilizar pessoas da área jurídica, procuradores da República dos municípios de Tupã, Bauru, Araçatuba, Ourinhos, pesquisadores e outras autoridades.

Para o último dia está marcada uma palestra com representante do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), possivelmente apresentada pelo capitão PM Jorge Duarte Miguel, secretário nacional do JCC no Brasil.


• Serviço

O 3.o Fórum Povos Indígenas Centro Oeste em Debate será promovido no município de Brauna (SP), Terra Indígena Icatu, de hoje a domingo (17). Mais informações pelo telefone (14) 9748-4709.
Índios:Terras/Demarcação

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Icatu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.