Gazeta do Povo-Curitiba-PR - 15/01/2002
Eles têm três vagas em cada universidade
Estão abertas desde ontem as inscrições para o primeiro vestibular exclusivamente indígena do Paraná. Serão abertas três vagas em cada uma das cinco universidades estaduais. O vestibular para as 15 vagas será realizado em Guarapuava, na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), entre os dias 4 e 6 de fevereiro, com provas oral e escrita.
Segundo o presidente da Comissão de Vestibular Específica Interinstitucional, Ronaldo Jorgensen, as provas aplicadas estão sendo elaboradas levando em consideração as diferenças educacionais dos índios. "Sabe-se que mesmo tendo estudado, não há possibilidades de se exigir as mesmas coisas do vestibular tradicional", afirma Jorgensen.
Para inscrever-se no concurso, é necessário que além da documentação normalmente exigida, como a certidão de nascimento e carteira de identidade, o candidato prove através de uma declaração assinada pelo cacique de sua aldeia que ele realmente é índio e que já reside no local há no mínimo dois anos.
Para o vice-cacique Sebastião Lourenço, da Reserva do Rios das Cobras, uma aldeia que fica em Nova Laranjeiras, há aproximadamente 150 km de Guarapuava, o fato de os índios poderem estudar vai ajudar muito no fortalecimento da aldeia. "Eles vão estudar fora da reserva, mas vão trazer o que aprenderem para cá novamente."
As inscrições vão até a próxima segunda-feira e também podem ser feitas nos postos INDÍGENAS das aldeias. A data para a divulgação do resultado das provas ainda não está definida. Porém, deve ser até dia 18 de fevereiro, data de início das aulas na Unicentro
PIB:Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Rio das Cobras
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.