OESP, Nacional, p.A7 - 23/01/2006
Ordem de expulsão é suspensa
O Tribunal Regional Federal da 2.ª Região suspendeu a liminar que determinara a expulsão dos índios de duas aldeias em Aracruz (ES), na sexta-feira. Pelo menos 12 índios foram feridos por policiais federais que cumpriam a reintegração de posse em favor da empresa Aracruz Celulose, que ainda pode recorrer. Na ação, as aldeias Córrego de Ouro e Olho D'água foram destruídas pela Polícia Federal (PF).
Ainda não acabou, existe muito jogo de interesse e a Aracruz vai jogar pesado contra os índios. A novidade é que a Funai agora se comprometeu a iniciar o processo de reconhecimento e demarcação de terra na região, mas isso é demorado, disse ontem o coordenador regional do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), José Coelho Silva. Em nota, a PF admitiu o uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra os índios como último recurso de defesa pessoal.
OESP, 23/01/2006, p. A7
PIB:Leste
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Tupiniquim
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.