Comunidade guarani fica isolada

Gazeta do Povo-Curitiba- PR - 20/10/2001
Uma comunidade de 100 ÍNDIOS guaranis da ilha da Cotinga ficou isolada depois do acidente na baía de Paranaguá. Eles souberam do vazamento e decidiram não tocar mais na água, por medo do que pudesse acontecer. Sem entrar no mar, não puderam ir à cidade nem saber mais sobre o acidente. Como a área foi interditada, a Funai ficou impossibilitada de ir até o local para orientar os guaranis.

Hoje, o procurador federal da Funai (Fundação Nacional do Índio) Derly Cardoso Fiúza vai à ilha com funcionários da Petrobrás para explicar tudo o que está acontecendo. "Não temos idéia de como eles ficaram sabendo. Talvez tenham ouvido pelo rádio", diz Fiúza. "Estávamos achando que seria preciso levar até comida para eles", afirma. Mas o tempo sem contato com a cidade e sem a pesca não foi suficiente para que os mantimentos dos guaranis acabassem.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ilha da Cotinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.