Juiz não vai tolerar violência no Toldo Radicalismo será punido, diz diretor

Diário Catarinense-Florianópolis-SC - 18/10/2001
A Justiça Federal de Chapecó fez ontem reunião com índios, agricultores e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) para avisar que não será tolerada violência na tentativa de solução dos impasses na demarcação das terras indígenas.
Segundo o diretor do Fórum, Narciso Leandro Baez, foi aberto inquérito para averiguar os responsáveis pelo bloqueio da comunidade de Sede Trentin, no interior de Chapecó, na sexta-feira passada. Uma repórter foi mantida em cárcere privado.
Segundo Baez, qualquer atitude radical de índios e agricultores será punida pela Justiça. Ele encaminhou solicitação para agendar um encontro das lideranças indígenas com o presidente Fernando Henrique Cardoso, em Machadinho, provavelmente na inauguração da obra em novembro.
O cacique da aldeia Kaingang de Toldo Chimbangue, Idalino Fernandes, disse que os índios esperam há cinco meses que o ministro da Justiça, José Gregori, assine a portaria reconhecendo como área indígena o local onde está a comunidade de Sede Trentin, o que aumentaria a área de 920 para 1.885 hectares.
A Justiça Federal também fez um acordo com a Funai para a realização de um novo levantamento técnico na área de Toldo Pinhal, em Seara. O objetivo é definir o que é área indígena em 8 mil hectares.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Toldo Chimbangue II
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.