Pesquisadora relata projeto com índios de Tucuruí

O Liberal-Belém-PA - 17/09/2001
A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental Noemi Leão vai relatar no 12o Congresso Brasileiro de Sementes, que acontecerá em Curitiba (PR), de amanhã a quinta-feira, 20, o trabalho feito com os índios Parakanãs, em Tucuruí, na região do Baixo Tocantins, sudeste do Pará. O projeto ensina populações tradicionais a comercializar produtos não-madeireiros, como sementes e mudas, para o abastecimento da Rede de Banco de Sementes Florestais no Estado do Pará. Toda a produção é destinada a projetos de reflorestamento.
O trabalho envolve três aldeias - Paranowaona, Paranatinga e Itaygo’a - e faz parte do Programa Parakanã, da Centras Elétricas Norte do Brasil S. A. (Eletronorte) em convênio com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Os objetivos são a manutenção e recriação cultural e lingüística, proteção integral da tribo em questão e práticas de desenvolvimento sustentável. As ações do programa são executadas pelo biólogo Cláudio Emídio, da Eletronorte, e contam com o apoio da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (Fcap) e do Museu Paraense Emílio Goeldi. Três cursos, em 2000 e no primeiro semestre de 2001, de colheita de sementes e produção de mudas de mogno, foram ministrados na terra indígena Parakanã e no centro de treinamento da Eletronorte, em Tucuruí.
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Parakanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.