Diário da Manhã - Goiânia - GO - 07/03/2001
O juiz federal Abel Cardoso de Morais cassou liminar e manteve a posse das terras dos índios Avá Canoeiros, no muncípio de Colinas do Sul. A gleba denominada Sono Dourado estava esbulhada pelo fazendeiro José de Paiva Novais após ter conseguido liminar na Justiça Federal em Brasília.
O fazendeiro havia ingressado em juízo para ter acesso às terras dos índios após a Funai ter construído uma guarita com cancela em uma rodovia estadual. A alegação é de que isso impedia o acesso às suas terras, que fazem fronteira com a reserva dos Avá Canoeiros.
Para o juiz Abel Cardoso não existe qualquer prova digna de credibilidade de que a situação anterior possa comprometer a vida ou saúde das pessoas residentes na fazenda Sono Dourado.
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Avá-Canoeiro
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.